sexta-feira, 26 de outubro de 2007

EAD na XIX SIC!

Sub-área: Educação
Sessão: Formação de Professores
Trabalho: “O impacto da multimídia sobre os alunos de EAD”
Data: 22/10/2007

O trabalho apresentado pela aluna e pesquisadora Bárbara Ávila, nessa Semana de Iniciação Científica, sob orientação da profa. Dra. Liane Tarouco, faz referência sobre a importância da multimídia como fator de suporte para os alunos da Educação a Distância. As ferramentas de multimídia fariam as vezes do professor, disponibilizando tutoriais (hipertextos), com o passo-a-passo para a utilização de recursos e funcionalidades. Entende-se que tais ferramentas se inserem em substituição ao suporte presencial, daí a idéia, um tanto polêmica, de ocupar o papel do professor.
A questão que se evidencia, então, para a pesquisadora, é sobre qual seria a efetividade dos recursos de multimídia no processo dos alunos! Abre-se então a questão aos alunos de especialização em Ead...
As ferramentas de multimídia, de qualquer forma, estão presentes no discurso dos alunos de Ead, como um fator que supre uma presença e ameniza a sensação de solidão do aluno distante. Sobre este sentimento, há uma atenção especial a ser dada, idéia colocada em Nunes, Fensterseifer e Azevedo (2004):
“O aluno distante não é um aluno comum. É um aluno que experencia um processo de ensino-aprendizagem peculiar, com características específicas. Ele está sozinho fisicamente, sua sala de aula está vazia. Além disso, sua interação com os colegas, com o tutor, com o professor e até mesmo com a aula expositiva tem um delay – necessita de um acesso, de uma escrita, de um telefonema. Há um entre, um espaço, um tempo de espera onde muita coisa acontece, dependendo das características pessoais do aluno, ao que o tutor tem de estar sensível. (...) (p. 39-46) .”
Talvez daí a importância da multimídia para tais alunos, do contato com a hipertextualização. No entanto, deve-se enfatizar a importância das ferramentas interativas e colaborativas nesse processo, como fóruns, chats, wikis, blogs, entre outros. Tudo isso modulado pela presença e intervenção fundamentais do Tutor em Ead, claro!

Referência:
Nunes, M.M.S., Fensterseifer, L. & Azevedo D.R. (2004). EAD – O tutor no curso de Especialização em Psicooncologia. In M.C. Muller, M.C.M. Barros & D.R. Azevedo. Psicooncologia e Interdisciplinaridade: uma experiência na educação a distância. 1 ed. (pp.39-46 ). Porto Alegre: EDIPUCRS.

Nenhum comentário: